Home Madanis Roteiros Nacionais Roteiros Internacionais Gastronomia Entretenimento Contato  

14 junho, 2012

Passeando por Santiago - Chile

Por Danielle Ortiz
blogmadanis@gmail.com
Obs.: Essa é uma viagem com muitos lugares diversificados, muitas aventuras, histórias e dicas... por isso, vou dividir em 3 post´s.

Ano passado passei o inverno no Chile e não tenho dúvidas que esse ano irei voltar. O destino principal era as montanhas de Vale Nevado, roteiro para os amantes de ski e snowboard. Mas dei uma passadinha rápida por Santiago do Chile e as minhas 48 horas por lá foram pouco: a cidade merece pelo menos uma semana para ser conhecida e desvendar a região.

A Cordilheira dos Andes abraça a cidade de Santiago
Com a Cordilheira dos Andes como pano de fundo, a cidade de Santiago é a capital e maior cidade do Chile, tem quase 5 milhões de habitantes e está a 600 m acima do nível do mar. A cidade não tem um ponto turístico de destaque. O melhor é percorrer a pé as ruas (bem limpas) dos bairros da cidade. Destaca-se o Centro histórico com prédios tombados pela Prefeitura, o bairro de Bellavista para um bom restaurante e, ainda, o bondinho no Cerro San Cristóbal.
Duas vinícolas se destacam perto de Santiago: Santa Rita e Concha Y Toro.
Viña Santa Rita (56-2) 362 2520.
Concha y Toro (56-2) 821 7069, em Pirque, uma das principais vinícolas do Chile.
Mas se você tiver apenas 48 horas na cidade, FOCO é mais do que necessário. Aí vão algumas dicas para você aproveitar melhor seu tempo:
Hospedagem em Santiago do Chile:
Hotel Boulevard Suítes (Av. Presidente Kennedy, 5749, Las Condes): Categoria cinco estrelas, seusquartos estão situados nos últimos andares do complexo Boulevard Kennedy, em Las Condes, um bairro de Santiago. A estação de metrô e o Parque Arauco Mall estão a poucos passos. Acesso à internet e estacionamento são oferecidos gratuitamente. Além disso, o Boulevard Suites dispõe de uma piscina aquecida, academia, massagens e jacuzzi. O café-da-manhã é servido nos quartos gratuitamente e há serviço de quartos disponível 24 horas por dia.

Vista de uma das suítes - Hotel Boulevard Suítes
Para quem busca um Hotel mais badalado, a dica é o Hotel W, um reduto de descolados. Com vista espetacular sobre a Cordilheira dos Andes e da cidade, um novo conceito no Bairro Urban Golf. Com decoração ultra moderna, você não precisa nem sair do hotel para curtir. Com um dos melhores e mais nobres restaurantes da cidade, o nipo-perano Osaka. No térreo tem uma maravilhoso mercado gourmet Coquinaria e a rede de café colombiana Juan Valdéz. A academia é completa e moderna: um luxo, com aulas de spinning e yoga. A piscina no 21º andar com vista para a Cordilheira dos Andes carimba a memória de qualquer com um cenário inesquecível! Outro restaurante renomado é oNoSoNoSO: restaurante francês, o Chef responsável é o Jean Paul Bondoux famoso pelo conhecido La Bourgone en Punta Del Este.

Restaurante nipo-peruano Osaka

Piscina no 21º andar do Hotel W



Restaurante francês - Noso
Dentro do Hotel W, tem também o W Lounge, onde a paquera e o clima descontraído fazem parte do cenário... e a boate Whiskey Blue, que logo se tornou a baladinha preferida da elite santiaguina.


W Lounge


Bar e boate Wisky Blue

Mas se o seu ideal são as compras, a dica é ficar ao redor do Hotel Boulevard Suítes e queimar o amigo cartão de crédito:
*A poucos passos do Hotel Boulevard Suítes fica o Shopping Parque Arauco (Av Presidente Kennedy, 5413, Las Condes), o maior e mais completo shopping da cidade. Preparem o cartão de crédito, são mais de 350 lojas com as melhores marcas nacionais e internacionais... Armani, Calvin Klein, Lacoste, Guess, Diesel, Puma entre outras. Oferece muitas opções de entretenimento como bares, restaurantes ao ar livre, boliche, pista de patinação no gelo, teatro, salas de cinema, exposições, eventos e shows. Aberto diariamente das 11 às 22hs.




*Há 10 minutos Hotel Boulevard Suítes fica o Shopping Mall Sport, na Av. Presidente Kennedy 9001, somente artigos esportivos, com lojas específicas para determinadas modalidades, como montanhismo, bike, vela, surf, tênis, hipismo, futebol, golfe. Você encontrará as principais marcas do mercado esportivo: Nike, Billabong, Speedo, Wilson Sport e muitas outras. Mas a atração principal desse shopping é uma piscina de onda artificial, a galera pira no brinquedo... diversão na certa! E não para por aí, tem um muro de escalada, o “air trail”, formado por obstáculos pendurados no teto do shopping com percurso similar aos de arvorismo e um parque para a prática de skate.

Onda artificial no Shopping Mall Sport

Gastronomia:
Um restaurante que é famoso por lá, é o Restaurante Giratório na Av. 11 de Septiembre, 2550, fica no 16º andar de um prédio com paredes de vidro e gira levemente para que possa ser aproveitado uma das mais privilegiadas vistas de Santiago. Você desfruta de um jantar romântico, ouvindo os famosos boleros de Lucho Gatica, enquanto sua mesa vai lentamente girando e, a cada hora, completa 360 graus.




Melhor época do ano:
A alta temporada na maioria das regiões é de Dezembro a Fevereiro (Verão).
De Junho (final) a Setembro (inverno) para resorts e ski, por causa da neve.
Para outros locais no centro-sul, recomenda-se a partir de Outubro, para um clima menos frio e menos estradas bloqueadas. Para a Patagônia, recomenda-se no verão (até Março).
Outubro/Novembro e Março-Abril é recomendado ao extremo sul, quando diminuem os ventos. Para o norte, qualquer época do ano, preferência de Novembro.

Temperaturas:
Chove pouco na maioria do ano. A possibilidade de chuva aumenta no inverno, mas é bem menos que as chuvas de início do ano no Brasil. Há grandes contrates de temperatura entre o dia e noite.
Informações gerais:
Não precisa vacinas. Em geral, a água é potável, recomenda-se água engarrafada para pessoas sensíveis. Sugere-se que não se coma comida crua, não se carregue muito dinheiro, não confie em estranhos. Leve dinheiro em trocados, para facilitar.
O comércio de rua não funciona domingo. Sábado só de manhã. Eles fazem a hora da cesta, desde 13:30 até 15:00. Shoppings funcionam normalmente domingo a domingo.
Moeda (PESO CHILENO): 500 pesos equivalem a 1 dólar (junho,2012 - variável conforme a época). Veja em site.
Telefones úteis: Ambulância: 131, Bombeiros: 132, Polícia Militar: 133, Polícia Civil: 134. Código do país: 56. Código de Santiago: 2.

Próximos destinos pelo Chile:
Montanha (ski e snowboard): Vale Nevado
San Pedro de Atacama, Chile
Ilha de Páscoa, Chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário