Home Madanis Roteiros Nacionais Roteiros Internacionais Gastronomia Entretenimento Contato  

29 agosto, 2012

Comida Japonesa, alimentação saudável?

Por Gabriella Pereira
Nutricionista
 
blogmadanis@gmail.com

Na hora do almoço, no jantar, antes do treino, todo mundo diz que é saudável, todo mundo aprova e aplaude. Mas quero fazer um paralelo entre os prós e os contras da culinária japonesa:


Faz bem a saúde? SIM !!!
A perfeita combinação entre proteínas e carboidratos no sushi é uma boa combinação. O Sushi contém uma fatia de peixe cru (proteína) + o arroz (carboidrato) + a alga (fibras), que já é uma combinação excelente. Também oferece uma boa quantidade de ômega 3, a “gordura do bem”que ajuda a proteger o coração e possui efeitos anti-inflamatórios.
Mas só é saudável se souber aproveitar de forma saudável porque pode-se tornar também uma grande vilã. Devemos ter cuidado com os sushis fritos e com maionese ou cream cheese, esses são calóricos e fornecem gorduras desnecessárias ao organismo.

ATENÇÃO AO SHOYO!!!! Tem altíssimo teor de SÓDIO que alem de comprometer a saúde, aumenta retenção de liquido e a pressão arterial. Minha DICA: opte sempre pelo shoyo LIGHT e coloque um pouco de água natural no recipiente do shoyo isso ajuda a “diluir”o molho assim você diminui significativamente a ingestão de SÓDIO.


YAKISOBA é gorduroso, é FRITO!
É um prato típico da culinária, “Yakisoba” em japonês significa “macarrão frito”, portanto se o próprio nome já diz evite as frituras. Quem for optar pelo yakisoba, opte pela opção de vegetais que além de economizar calorias, os vegetais (brócolis, cenoura; repolho e outros) contém nutrientes importantes como a Vitamina A; ácido fólico e cálcio.

MAIONESE e CREAM CHEESE não fazem parte da culinária japonesa!!!
Para quem esta de dieta deve deixar de lado e optar por combinações simples sem maionese e cream cheese. A combinação: peixe + arroz + maionese + shoyo pode parecer inocente, porém é uma péssima combinação une a gordura com o açúcar do arroz e o sal do sódio deixando com alto teor calórico. É melhor optarmos pelo sushi que contém uma fatia de peixe cru (proteína) + o arroz (carboidrato) + a alga (fibras).

Tempura é um prato típico da culinária japonesa, mas deve-se lembrar de que é preciso consumir com muita moderação, pois apesar de serem legumes e também camarão estes são envolvidos em uma massa e fritos contendo assim muita caloria e gordura.

Portanto você que adora comida japonesa lembre-se que pode ser grande aliada da sua dieta se for consumido com moderação, como em qualquer outra refeição, é preciso ter equilíbrio para não consumir mais calorias do que o necessário. Deve-se tomar cuidado com as frituras como o tempura, com sushis feitos com cream cheese ou maionese, ingredientes ricos em gordura como molhos agridoces, alta ingestão de sódio com o molho shoyo e não evitar ingerir bebida alcoólica como o sakê que contribui com uma aumento de calorias e açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário