Home Madanis Roteiros Nacionais Roteiros Internacionais Gastronomia Entretenimento Contato  

18 setembro, 2012

Cabelos: mitos e verdades

Por Natalie Haddad
Dermatologista / Blog Segredos da Peleblogmadanis@gmail.com

Quem nunca ouviu aquela história de cortar o cabelo na fase “x” da lua ? E aquela de que se arrancar um fio de cabelo branco nascem sete outros ? Todo mundo sempre fica na dúvida do que é mito e do é verdade. Então vamos esclarecer essas dúvidas de uma vez por todas!!!



1. Cortar as pontinhas todo mês acelera o crescimento: MITOO corte serve apenas para retirar as pontas mais danificadas, dando um aspecto de cabelo mais saudável. Está cientificamente provado que o cabelo cresce, em média, cerca de 1 cm por mês, cortando ou não.

2. A água fria deixa os cabelos mais bonitos e saudáveis: VERDADE
Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. Ainda mais agora, com a entrada do inverno, é recomendado optar por temperaturas mornas.Mas a água fria ajuda a fechar as cutículas, evidenciando o brilho dos fios e diminuindo a oleosidade.

3. Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz: MITO
Dormir com o cabelo úmido favorece o aparecimento de fungos e micoses, principalmente em pessoas com tendência à formação de caspa, mas não apodrece a raiz.

4. É ruim lavar os cabelos todos os dia: MITO
Essa é uma dúvida frequente de quem tem cabelos oleosos. Nestes casos devem mesmo ser lavados todos os dias, com o xampú adequado. Lavar o cabelo ajuda a tirar a oleosidade e não provoca queda. Os fios que vão embora durante a lavagem já iriam cair de qualquer forma, porque estavam em fase de queda.

5. Cortar o cabelo na Lua cheia dá volume e na Lua crescente acelera o crescimento: MITO
Esta crença tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Mas a ciência não comprovou relação entre o cabelo e o calendário lunar.

6. Condicionador na raiz deixa os cabelos mais oleosos e pode provocar caspa: VERDADE
O ideal é usar o produto apenas nas pontas, que costumam ser a parte mais ressecada. Como o produto tampa os poros capilares, a incidência de caspa também aumenta!

7. Os cabelos crescem mais no Verão: VERDADE
De fato, o Sol estimula a produção de melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, que estimula a estrutura capilar, acelerando o crescimento dos fios de cabelos. Mas devem estar sempre protegidos com produtos adequados nesta época do ano.

8. 100 escovadas nos cabelos antes de dormir deixam os cabelos saudáveis: MITO
O hábito, que pode ser conferido em muitos filmes de época, de fato ativa a circulação no couro cabeludo. Mas é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo. Pentear em excesso pode fazer com que o cabelo se quebre, caia e perca seus óleos naturais deixando-o seco e opaco. Por isso você deve penteá-lo somente quando for necessário.

9. Se arrancar um fio cabelo branco nascem 2 (ou 7) no lugar: MITO
Os cabelos brancos começam a aparecer com passar dos anos. Quando se descobre o primeiro fio branco, depara-se com vários outros que apareceriam de qualquer forma. Se assim não fosse, seria muito fácil combater a calvície.

10. Prender o cabelo estraga os fios: VERDADE
Prender os cabelos com frequência e muita força pode levar a um processo de queda, chamado de alopécia de tração. Então, evite amarrar os fios todos os dias e só use elásticos, fivelas e tiaras nos cabelos secos.

11. Faz mal lavar os cabelos menstruada: MITO
Não há problema nenhum. Nesse período os hormônios fazem a oleosidade dos fios aumentar. Por isso, muitas mulheres sentem que precisam lavar o cabelo mais vezes.

12. Usar boné todos os dias faz o cabelo cair: MITO/VERDADE
Vestir boné não provoca queda de cabelo. Mas quem não tira o boné da cabeça o dia inteiro pode ter caspa e oleosidade excessiva no couro cabeludo. Isso, sim, pode favorecer a queda dos fios!

13. Pílula anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer: MITO
Misturar o comprimido pode fazer o xampu perder algumas propriedades. O uso de hormônios femininos não faz os cabelos crescerem mais rápido, muito menos desta maneira pois, a absorção dos hormônios, se ocorrer, será mínima.

14. Deixar o creme no cabelo o dia todo melhora o resultado: MITO
O certo é deixar o creme agir no tempo indicado. Se o cabelo ficar mais tempo em contato com o creme, ele pode ficar oleoso em vez de bonito.

15. Fazer escova e chapinha estraga os cabelos: VERDADE/MITO
Algumas mulheres são, praticamente, “viciadas” no secador e na chapinha. O uso do secador é sim um processo agressivo, mas que pode ser contornado. Os cabelos são submetidos a uma alta temperatura, além de sofrerem ação mecânica, como tração e rotação. Por isso, necessitam de um cuidado especial e de produtos que ajudem a minimizar estes danos. Desde que respeitadas algumas condições, o secador de cabelos não danifica os fios. O ideal é usar temperatura morna, mantendo uma distância de 20 cm dos cabelos. Secador muito quente pode aumentar a incidência de seborréia. No caso da chapinha, o perigo é maior ainda, pois, ela pode chegar a temperaturas em torno de 200ºC. A chapinha deve ser feita com os cabelos secos, para não haver choque de temperaturas e causar a ruptura dos fios.

16. Caspa é sinal de sujeira?
MITO
A caspa é um dos sintomas da dermatite seborréica, e não significa que as pessoas tenham maus hábitos de higiene.

17. O uso frequente de tintura pode estragar os cabelos: VERDADE
O uso de produtos químicos para o tingimento dos cabelos pode afetar a haste do fio, deixando-o frágil, opaco, desidratado e, eventualmente, pode causar queda pro quebra.
 Atualmente, as colorações mais modernas são compostas de aminoácidos que protegem o fio, pois fecham as cutículas que foram abertas pela amônia.

18. É normal os cabelos cairem após o parto: VERDADE
Cerca de 4 meses após o parto muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Chama-se eflúvio telógeno e estes fios voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo.

19. Escova progressiva prejudica o cabelo
: VERDADE
O formol e outros alisantes, usados nessas escovas, oxidam e destroem parte da proteína dos fios, deixando-os mais quebradiços, porosos e sem brilho. As progressivas costumam ser associadas a secadores e pranchas, o que agride mais ainda o fio. Existem processos que não agridem tanto quanto as escovas com formol, por isso, procure um profissional de confiança.

20. Os cabelos se acostumam com o xampu
: VERDADE (em termos)
Você compra um xampu novo e ele deixa seu cabelo mais bonito e macio, mas depois de um certo tempo ele não é mais tão eficiente quanto era. Isso acontece porque os ativos do produto ficam impregnados nos fios, saturando-os. Com isso, os cabelos ficam mais oleosos ou com a aparência de pesados. O ideal é alternar uma ou duas marcas ao longo da semana, para oferecer ativos diferentes às madeixas. Também é possível solucionar esse problema com xampu anti-resíduos. Para quem faz uso de muitos produtos no cabelo, o anti-resíduos é essencial. Assim, o cabelo fica desintoxicado do excesso de química. O anti-resíduos deve ser usado uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário