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24 setembro, 2012

Dica para começar a semana: benefícios da PATINAÇÃO

Por Andreza Leoncini
Personal Trainer
blogmadanis@gmail.com

Também chamado In Line Skating, nos Estados Unidos, a patinação sobre rodas é praticada por crianças e adolescentes como diversão e por adultos cientes dos enormes benefícios que esta atividade traz para a saúde física e mental. Patinar parece brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício.


Você terá muitos benefícios ao patinar, entre eles:
- Melhora do condicionamento cardio respiratório, como na corrida, por exemplo, sem o impacto da corrida, ou seja, com baixo impacto (desde que não haja saltos);
- Aumento da resistência muscular;
- Fortalecimento dos ossos, músculos, tendões e ligamentos;
- Melhora da flexibilidade e mobilidade articular;
- Desenvolvimento da agilidade, da velocidade, do equilíbrio, da capacidade de reação e da coordenação;
- Ajuda na definição muscular, principalmente das coxas, pernas, bumbum, abdomen e costas;
- Queima muitas calorias. Esta queima calórica é relativa, dependendo do metabolismo de cada um, do peso corporal, do tempo e intensidade da atividade, mas você pode chegar a queimar até 800 calorias em 1 hora de patinação, dependendo do percurso e itens mencionados acima;
- Sensação de bem estar e de juventude.



Para quem está iniciando, há alguns fatores para serem treinados:
Equilíbrio: o principal erro dos iniciantes é distribuir o peso de maneira errada. Distribua o peso nas duas pernas.
Deslize: deixe as pontas dos patins ligeiramente para fora formando um V. Faça a troca de peso de um pé para o outro, consecutivamente. Estenda uma das pernas enquanto desliza a outra. A perna que desliza fica semiflexionada.
Quedas: as quedas são normais, mas você deve estar com equipamentos de segurança, como caneleiras, joelheiras, cotoveleiras, protetores de punho e capacete, para se proteger de lesões. Alguém mais experiente deverá lhe orientar as melhores técnicas para as quedas, curvas etc...
Use os freios: geralmente os patins vêm com freios na parte de trás e, para frear, basta colocar o pé para frente, levantando a ponteira e pressionando o solo com o freio. Esta é a forme mais fácil, mas há outras como a freada em T, o giro brusco e outras.

Se você quer melhorar a sua performance com os patins, faça outros exercícios aeróbios como a corrida, a bicicleta ou outra que goste, 3 vezes por semana, de 30 a 50 minutos, alternando a intensidade do exercício. Musculação de 3 a 5 vezes por semana e aulas de alongamentos de duas a três vezes por semana, fora os alongamentos antes e depois de qualquer exercício.
Se você está começando a patinar, inicie treinando de 2 a 3 vezes por semana, por 30 minutos. Cuide dos seus patins, evite terreno molhado e areia.
Boas voltinhas por aí!!!

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