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04 setembro, 2012

Procure relaxar para EMAGRECER!!

Por Gabriella Pereira
Nutricionista
blogmadanis@gmail.com

 
Você sabia que o estado de estress ajuda a acumular gordura e dificulta a perda de peso?




Funciona assim:
Quando o cérebro fica cronicamente estressado, os nossos hormônios entram em desequilíbrio, o que pode causar um profundo impacto sobre a saúde e a capacidade de emagrecer. Vou dar o exemplo quando isso acontece.



Quando estamos diante uma situação estressante, o organismo libera o hormônio CORTISOL, que é o responsável por todas as respostas psicológicas associadas ao estresse. Estudos mostram que, quando o cortisol é liberado na corrente sanguínea, produzimos menos LEPTINA, hormônio que transmite a sensação de saciedade ao cérebro. Nas ocasiões onde isso acontece, tendemos a comer mais e a ter mais vontade de ingerir açúcar. Isso significa que o organismo não so desacelera o metabolismo quando estamos estressados como também nos diz para comer mais.
Isso faz total sentido se analisarmos a nossa evolução! Quando estamos em situação de risco, queremos comer tudo o que for possível e armazenar essa energia toda para nos certificar de que conseguiremos enfrentar os momentos de perigo que nos esperam. Mas na sociedade moderna, onde percebemos ameaças quando, na verdade, estamos seguros, esse mecanismo nos faz engordar, acumulando mais calorias do que o necessário.
Muitos estudos também apontam que o estresse reduz os níveis de testosterna que reduz a perda muscular e facilita o acúmulo de gordura. A tireoide fica lenta e o sistema de desintoxicação, sobrecarregado.

Outros problemas causados pelo estresse: perda de disposição e sono e síndrome do comer noturno. A privação do sono ou a interrupção aumenta os níveis de GRELINA, “hormônio da fome”, e a diminuição de LEPTINA, “hormônio da saciedade”. As horas sem sono fazem com que sua fome aumente e de alimentos ricos em carboidratos e mais calóricos.



Orientações para melhorar esse quadro:
1.Identifique e reduza as causas do estresse;
2.Pratique o relaxamento – exercícios, ioga, terapias alternativas, entre outras.
3.Coma alimentos que atenuam o estresse e evite aqueles que o produzem;
4.Não fique longos períodos em jejum;
5.Evite café, cigarro, chocolate e bebida alcoólica;
6.Utilize suplementos para amenizar o estresse indicado por um nutricionista;
7.Faça exames para medir sua resposta ao estresse.
Ou seja, o grande fato de não estar conseguindo perder peso pode estar relacionado ao seu estresse. Receba orientações personalizadas da nutricionista para corrigir esse efeito e beneficiar sua saúde!



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