Home Madanis Roteiros Nacionais Roteiros Internacionais Gastronomia Entretenimento Contato  

14 setembro, 2012

Qual o melhor horário para comer um docinho?

Por Gabriella Pereira
Nutricionista
blogmadanis@gmail.com

Quem mantém uma dieta controlada volta e meia sofre a tentação de comer um docinho. Depois das refeições ou quando estamos enfrentando uma TPM bate aquela vontade de atacar algo bem suculento.

Mas será que o doce precisa ser banido de vez?
Não existe um horário em que o consumo desta iguaria afete menos nossa luta pela perda de peso?

O ideal é que o doce seja ingerido depois das refeições. Dessa forma, este açúcar terá sua digestão misturada as fibras dos alimentos do almoço. "Essa ação evita também os picos de glicose, e consequentemente, de insulina - um hormônio que, em grande quantidade no organismo leva a uma maior tendência ao depósito de gordura abdominal."

Comer um docinho depois do almoço tem outra vantagem: como já estamos de estômago cheio a quantidade ingerida tende a ser menor! É importante ressaltar também que a média de quantidade diária de açúcar na alimentação dos adultos devem ser de 60g, totalizando 420g por semana.

Por isso, é bom ficar atento, uma vez que o açúcar não é encontrado apenas nos doces. "Até em produtos que teoricamente não são doces têm açúcar em sua composição, como molho de tomate, produtos em conserva, pães em geral e cereais matinais. Sem levar esse fator em consideração a pessoa corre o risco de ultrapassar facilmente a quantidade de açúcar diária recomendada"

Receita Brigadeiro Light
Ingredientes:
Rendimento: 30 unidades
- 1 lata de leite condensado desnatado
- 4 colheres (sopa) de achocolatado light
- 1/2 xícara (chá) de leite desnatado
- 2 colheres (sopa) de adoçante em pó (forno e fogão)
- granulado
Misture em uma panela anti-aderente o leite condensado, achocolatado, leite desnatado e o adoçante. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até começar a aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar, pegue pequenas porções com o auxílio de 2 colheres (chá) e jogue-as num prato com chocolate granulado. Enrole-as em formato de bolinhas.

1 unidade:
40 kcal
8,3 g carboidratos
1,4 g de proteínas
0,1g de lipidios





Nenhum comentário:

Postar um comentário