Home Madanis Roteiros Nacionais Roteiros Internacionais Gastronomia Entretenimento Contato  

31 outubro, 2012

Halloween: Verruga de bruxa!

Por Natalie Haddad
Dermatologista
blogmadanis@gmail.com
 

Toda bruxa que se preze tem uma verruga gigante na ponta do nariz ou do queixo! Elas estão enraizadas no nosso imaginário como sinal de feiúra e repugnância – coisa de bruxa mesmo.

O que são as verrugas e porque elas aparecem?
As verrugas são crescimentos de caráter benigno das camadas mais superficiais da pele ou das mucosas. São causadas pelo vírus HPV (papiloma vírus humano), que podem ser de vários tipos, causando diferentes verrugas. Esse vírus é transmissível, ou seja, pode passar de uma pessoa para outra. Em geral, surge depois de um corte na pele por onde entra o vírus. Por serem super contagiosas, além de passar de uma pessoa para outra, é mais fácil ainda as verrugas se espalharem por várias partes do corpo.

ATENÇÃO --> Homens que têm uma verruga no rosto ou mulheres que têm no joelho devem tomar muito cuidado na hora de passar a gilete, pois o trauma da depilação pode transferir a lesão para outras partes do corpo.
Para impedir a reprodução do vírus, o organismo reage aumentando a camada de queratina que fica na região superficial da pele. O excesso dessa substância torna o local mais duro e espesso, formando uma lesão elevada. Esse processo demora meses entre o primeiro contato com o vírus e o desenvolvimento de lesões visíveis.

Ocorrem em qualquer idade, mas são mais comuns em crianças e adolescentes.Isso ocorre porque nessa fase o sistema imunológico (de defesa do organismo) está em desenvolvimento e ainda não está preparado para combater o vírus HPV. É comum que elas tenham pequenas verrugas num dedinho e, roendo a unha, passem o vírus para o resto da mão.
As verrugas são lesões salientes, redondas ou ovais, da cor da pele e ásperas ao toque, mas podem ser também escuras, planas e macias. 
 
Existem 4 tipos de verrugas:

- Verrugas vulgares: nascem nos dedos ou dorso das mãos, áreas de pequenos traumas freqüentes.

- Verrugas planas: são menores e mais macias que as verrugas vulgares, e aparecem 20 a 100 de cada vez. São mais comuns no rosto ou em áreas cobertas por pêlos.

 - Verrugas plantares: nascem na sola dos pés e crescem para dentro da pele, podendo causar dor ao caminhar.

- Verrugas genitais: também conhecidas como condilomas acuminados, ou crista de galo, se enquadram no grupo das DSTs. Essas merecem atenção especial, pois podem desenvolver câncer.

TRATAMENTO:
Podem desaparecer espontaneamente, principalmente na infância,  porque o organismo vai adquirindo maior imunidade. Mas pode demorar anos. Por isso, a história de que elas caem por simpatia, mágica ou métodos caseiros (como amarrar uma linha) é pura lenda.
O tratamento das verrugas consiste na sua destruição, que pode ser feita através de procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e curetagem), pela cauterização química das lesões (uso de substâncias cáusticas), pela criocirurgia (congelamento com nitrogênio líquido) ou pelo uso local de substâncias conhecidas como imunomoduladores, utilizadas para o tratamento de verrugas resistentes aos tratamentos convencionais.

Para o leigo é difícil identificar se a verruga é verruga mesmo. Muitas vezes o que você acha que é uma verruga pode ser uma pinta, um acrocórdon ou até mesmo um câncer de pele. Nunca recorra aos métodos caseiros! Também não compre remédios sem orientação.
Um deles, bastante perigoso, já é vendido livremente nas farmácias e utiliza os princípios da criocirugia, ou seja, tratamento a frio a base de nitrogênio que causa morte das células ao redor da verruga e impede o crescimento do vírus causador. Esse tipo de tratamento só deve ser usado por médicos, com um aparelho apropriado. O uso incorreto desse método pode trazer consequências como: queimaduras, bolhas, manchas e infecções. A avaliação do profissional é indispensável, pois existem contra-indicações. A tal verruga de bruxa, na verdade, é uma pinta chamada nevo. Na dúvida, é melhor procurar um médico e se livrar o mais rápido possível do apelido de bruxa.

HAPPY HALLOWEEN !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário