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29 novembro, 2012

Conceito Pop-up é a nova tendência em SP

Por Priscilla Luciano
blogmadanis@gmail.com


Com objetivo de combater a saturação publicitária, as grandes companhias se jogam cada vez mais na moda dos estabelecimentos temporais ou pop up. Os pop ups se instalam nas melhores zonas comerciais de uma cidade, com um forte investimento em design e publicidade, mas que fecham suas portas em um curto período de tempo, em dias ou semanas.
Essa ideia surgiu em Londres há mais ou menos três anos atrás, mas é em Nova Iorque onde se tem produzido mais experiências desse tipo e, felizmente, agora podemos também encontrar em várias cidades do mundo, como aqui em São Paulo. O elemento surpresa e temporal tem sido utilizado por companhias de todo tipo nos últimos anos. Para se ter uma ideia, até uma empresa de comidas para bichos de estimação criou um bar para gatos no centro de Manhattan.

Os estabelecimentos temporais ou pop up se converteram em algo mais do que somente uma tendência, eles são sinônimos de criatividade e flexibilidade. Uma de suas principais características é que podem se aplicar em uma grande variedade de negócios, como restaurantes, lojas, hotéis etc. A novidade está por toda parte, no circuito gastronômico pudemos encontrar aqui em São Paulo lugares como o criado pela grife Puma que se arriscou ainda mais, pois misturou moda, gastronomia e arte.Tal conceito foi seguido este ano pelo AbsolutInn, que mistura bar, miniclube, livraria, restaurante e um estúdio para pequenas produções artísticas na Rua Oscar Freire.

Nessa linha, o exemplo mais recente é o Pop Up Restaurant, que estreou no último dia 8 na Rua Oscar Freire, nos Jardins, e servirá a refeição derradeira em 15 de dezembro. O cenário escolhido foi um improvisado espaço dentro do Centro da Cultura Judaica, aberto todas as quintas, sextas e sábados. Os chefs por trás do empreendimento são Henrique Fogaça, do Sal Gastronomia, Checho Gonzáles da série de feiras de rua O Mercado e o promotor de eventos Alex Tessitore. Fogaça e Gonzales estiveram na cozinha na noite de inauguração e estarão lá no dia 13 de dezembro. As outras noites serão conduzidas por um time de cozinheiros célebres que se revezarão – preste atenção na comida mexicana de Lourdes Hernández (30/11 e 1/12). Para fazer reserva, mande um email para contato@newdining.com.br ou ligue para 95323-3966 para checar a disponibilidade. 

Chef Checho Gonzales
Não importa se você acha que é um truque ou um jeito inteligente dos chefs empreendedores novatos se arriscarem e brilharem sem ter de fazer um grande investimento. Mas qualquer que seja sua opinião é difícil caminhar muito por Londres e Nova Iorque sem esbarrar em um restaurante ou bar pop up.
Assim funciona uma pop up: poucos dias ou meses são suficientes para o estabelecimento ganhar vida. Além disso, ela não exige continuidade. O que define o conceito de uma pop up é a possibilidade de explorar um lugar com determinada concentração momentânea de público, valendo mais a capacidade de captar os momentos e de interpretar as oportunidades do que o produto em si.  

Curta temporada --> Alguns endereços que embarcaram na ideia:

Pop upRestaurant
Funcionamento: 5ª, 6ª e sábados até o dia 15/12/12
Rua Oscar Freire, 2.500

Louloux: loja de sapatos da marca gaúcha homônima
Funcionamento: abre poucos dias por mês.
Próximas datas: de 6 a 22/12/12
Local: Rua Harmonia, 114. Tel.: 2639-9693
Slim: linha mais descoladada marca de produtos de decoração Entreposto
Funcionamento: até 28/02/13
Local: Shopping Iguatemi. Tel.: 3031-5241
AbsolutInn: espaço da marcade vodca que, além do bar, tem restaurante e livraria.
Funcionamento: até 31/12/12
Local: Rua OscarFreire, 565. Tel.: 3082-1811



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