Home Madanis Roteiros Nacionais Roteiros Internacionais Gastronomia Entretenimento Contato  

02 novembro, 2012

Feriadão, conheça os benefícios da prática do Stand Up Paddle

Por Andreza Leoncini
Personal Trainer

blogmadanis@gmail.com




O Stand Up Paddle é febre no mundo todo, como pude ver no ano passado e este ano quando estive na Austrália. Além de ser um esporte acessível a todos, traz diversos benefícios aos seus praticantes. Conseguimos definir como o SUP auxilia na melhoria da sua saúde física e mental.

DEFINIÇÃO MUSCULAR
Para começar, o SUP trabalha basicamente todos os grupamentos musculares do corpo.
Durante a prática do esporte, utilizamos grupos situados em membros superiores (braços e tronco); membros inferiores (pernas); e o mais importante que é o cérebro (córtex). A todo instante precisamos do córtex, pois ele é responsável pelo equilíbrio e coordenação, que são necessários já que utilizamos braços, pernas e abdômen ao mesmo tempo.
Braços são necessários na utilização do remo, pernas para facilitar a locomoção com flexão de quadril e joelhos simultaneamente, proporcionando uma posição mais confortável e efetiva para o deslocamento.
O abdômen estabiliza todo o corpo em uma série de movimentos como, por exemplo, inclinação lateral do corpo para nos mantermos equilibrados em cima da prancha.

POSTURA
O SUP assim como qualquer outra atividade física, deve ser praticado com a postura correta para evitar possíveis lesões.Procure manter sempre a coluna ereta, pernas levemente flexionadas e abdômen contraído; dessa forma o esporte é totalmente seguro e ainda melhora sua postura em longo prazo, pois o abdômen é o principal responsável por preservar a coluna lombar. Trabalhamos também a musculatura peitoral situada anteriormente junto com musculaturas posteriores ajudando a diminuir a cifose torácica, ou seja, seus praticantes provavelmente ficarão menos corcundas.

SISTEMA CARDIOVASCULAR
Quando estamos praticando o SUP, a circulação sanguínea aumenta e, consequentemente, o batimento cardíaco e a frequência respiratória são alterados. Dessa forma conseguimos trabalhar o sistema cardiovascular, prevenindo grandes disfunções como AVE (acidente vascular encefálico), que acarreta grandes alterações na fala, coordenação, equilíbrio, locomoção, etc.

COORDENAÇÃO MOTORA
A parte responsável pela a coordenação é o córtex, situado no cérebro. Para obtermos uma locomoção mais efetiva com menos gasto energético no SUP, é necessário associar pernas, tronco e braços, utilizando esses membros ao mesmo tempo contraindo diferentes grupos musculares situados em todo nosso corpo.
Logo, o SUP é ideal para melhorar sua coordenação motora.

MENTE
Além dos benefícios físicos citados acima, o SUP é uma ótima terapia para a mente.Durante a prática esportiva secretamos endorfina e serotonina, que causam sensação de bem estar e felicidade, que ao longo prazo nos oferece algo muito importante.

QUALIDADE DE VIDA
Abaixo citamos o que mais falam após a prática do esporte:
O SUP te ajuda a esquecer seus problemas externos.
O contato com a natureza é incrível.
É uma ótima oportunidade para curtir um dia de sol junto aos amigos.
Também é ótimo para passar um tempo consigo mesmo!

Podemos praticar em SP também, na Raia da USP, na Represa e pelo litoral.
Agora vá se divertir!!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário