Home Madanis Roteiros Nacionais Roteiros Internacionais Gastronomia Entretenimento Contato  

14 novembro, 2012

Futevolei garante um corpão saudável e bronzeado!

Andreza Leoncini
Personal Trainer - Especializada em Treinamento Funcional-Boxe e Musculação
blogmadanis@gmail.com


Feriado de sol no RJ... praia cheia e centenas de redes de futevolei espalhadas pela orla. Não é a toa que quase todo atleta de praia possui um corpo definido e aspectos saudáveis. Seja em contato com a água ou com a areia, os resultados vão do físico ao psíquico. Com o futevolei não é diferente. Genuinamente brasileiro, da praia de Copacabana, o esporte vem conquistando cada vez mais adeptos pelo mundo.

O futevolei surgiu em meio à ditadura com a proibição de jogar futebol na praia depois de um horário estabelecido. Altinho (prática do futebol com controle da bola), só era permitido se estivesse sendo praticado em local delimitado, como uma quadra. Graças à criatividade brasileira, o esporte foi levado para as quadras de vôlei de praia.Assim começa a surgir o futevolei, com a plasticidade das jogadas do futebol e o posicionamento do vôlei.

O tempo passou,  e com ele, o esporte foi se tornando cada vez mais popular e isso não é á toa. Além de desfrutar da praia, os praticantes adquirem um ótimo condicionamento físico e de quebra, ainda pegam um bronzeado. Difundido em todo o país, inclusive em lugares longe do litoral brasileiro, o esporte foi facilmente adaptado as quadras de areia. Mas, o lugar preferido continua sendo as praias. Por isso, antes de iniciar a partida, preste atenção se na areia não há objetos que possam ferir os praticantes, como pedras, vidros ou latas deixados por quem não preserva a praia

As regras:
São formadas duas equipes com 2 ou 4 jogadores cada, posicionadas em lados opostos.
A regra principal é jogar a bola de um lado para o outro da rede sem deixá-la tocar no chão ou nas mãos, braços e antebraço. Para isso, valem jogadas com o peito e lado do pé, coxas, ombros, cabeça e peito, que são os fundamentos do esporte. O tempo é marcado por set´s e a contagem por pontos é muito parecida com a do vôlei. Cada partida leva por volta de 25 minuto.

BENEFÍCIOS:
-Como é um exercício intenso, o esporte trabalha os músculos da coxa, panturrilha, glúteos, quadríceps e abdômen. Nos homens, também o peitoral.
- No princípio pode parecer difícil por conta da irregularidade do terreno e dos deslocamentos que são feitos para as jogadas. A área de atuação do futevôlei (9 x 9), em metros, é maior do que a do vôlei (8 x 8). Logo, exige um esforço físico maior. Apesar disso, a areia também traz benefícios ao praticante. Por amenizar o impacto, poupa as articulações dos jogadores.
-Os movimentos usados no futevolei também ajudam a estimular nossos proprioceptores, órgãos sensitivos, responsáveis por mandar um sinal ao sistema nervoso central. Quando tropeçamos, por exemplo, a musculatura envolvida na região ajustará os tendões e ligamentos para não cairmos. Se aguçados, esses sensores previnem contusões e lesões graves

Não há restrições quanto ao peso, idade ou sexo. Caso a pessoa possua um histórico atlético, melhor. Do contrário, no início ele receberá aulas especiais para condicionamento físico, os quais serão exercitados alongamento, corrida, força e deslocamento. Treinando assim os fuindamentos básicos parado depois colocando a pessoa na quadra. Na época em que foi criado, o futevolei era dominado por homens. Hoje, o número de mulheres que procuram pela atividade tem aumentado significativamente.

Como todo esporte praticado debaixo de muito sol, é imprescindível que alguns cuidados sejam tomados:Prefira roupas leves: top e shortinho , bermuda para as mulheres e sunga e camiseta para homens. Elas não prendem os movimentos;Proteja-se do sol com óculos escuro, boné e bastante protetor solar. Não esqueça que, por suar bastante, ele deve ser reaplicado com frequência. E BEBA MUITA ÁGUA

OBS:No caso de uma lordose ou escoliose muito acentuada, a pessoa pode praticar mas com uma variação de exercícios específicos para que não sobrecarregue as costas

Agora é procurar uma rede e se divertir... BOM FERIADO!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário