Home Madanis Roteiros Nacionais Roteiros Internacionais Gastronomia Entretenimento Contato  

13 novembro, 2012

Preparando a pele para o verão: ESFOLIAÇÃO!

Por Natalie Haddad
Dermatologista / Blog Segredos da Pele

blogmadanis@gmail.com


A esfoliação é uma etapa importante no ritual de cuidados com a pele! Qual amiga MADANI não gosta de sentir a pele  lisinha? Uma pele sedosa e macia complementa qualquer look. Para garantir o toque aveludado, invista em uma boa esfoliação.
A pele é um órgão que está sempre se renovando, ou seja, as células da camada superficial se desprendem de forma contínua e são substituídas por outras. Os esfoliantes são úteis, porque provocam uma abrasão, removendo as células da superfície que já se soltaram. O procedimento retira também resíduos de secreções sudoríparas e sebáceas e impurezas, como restos de creme, evitando o acúmulo e a irregularidade da epiderme. Por isso, dá à pele melhor textura e luminosidade. Além disso, a massagem proveniente da aplicação ativa a circulação

O segredo, no entanto, para o resultado iluminado não se restringe em esfregar um produto esfoliante no corpo, e sim em hidratar a pele corretamente após o ritual. A esfoliação remove células mortas da camada córnea, que retém água na derme. Para não obter o efeito inverso e ganhar uma pele áspera, o ideal é promover a esfoliação apenas uma vez na semana ou a cada 15 dias. Em excesso e sem hidratação, ela pode até levar um quadro de ressecamento e coceira.

Removidas as impurezas e as células mortas, a pele fica pronta para absorver substâncias de outros tratamentos como antienvelhecimento, contra a celulite e de hidratação, pois após a esfoliação, a penetração dos produtos na pele será mais eficaz nos próximos dias.
O que não falta no mercado são opções de esfoliantes: cremes, géis, sabonetes líquidos ou em barra. Tem para todos os gostos, com fragrâncias diversas e para áreas específicas, como pés e rosto. Escolha os com grânulos pequenos para rosto e lábios, que necessitam de esfoliação suave, e os mais grosseiros e maiores para o corpo. A melhor hora é durante o banho. Com a pele úmida durante o banho, aplique um produto fazendo movimentos circulares e delicados na região.


 Rosto
Ao aplicar o produto, tome cuidado para não passá-lo nas pálpebras, local de pele muito fininha. Se empregar muita força na massagem, ou usar cosméticos inadequados, há o risco de remover células que ainda não estão na fase de se desprender, causando uma verdadeira abrasão e retirando o manto protetor. Quem já usa produtos que contenham ácidos no rosto, tem que tomar muito cuidado, pois a pele fica mais sensibilizada. Além disso, os ácidos já fazem uma esfoliação química na pele.


Lábios
A pele dessa área também precisa de renovação para se manter sempre lisinha e macia. Aquelas pelinhas que soltam especialmente nos dias frios podem ser combatidas com uma esfoliação leve.




Corpo
Tenha em mãos: esponjas, luvas e buchas vegetais suaves. Pés, cotovelos e joelhos devem receber maior atenção. Se estiverem grossos, use esfoliantes mais fortes. Importante: não esfolie se tiver qualquer tipo de infecção, irritação ou alergia na pele. O método é ótimo para tratar asperezas, acelerar a remoção de células mortas e uniformizar a descamação pós-sol. Uma boa dica é fazê-la 3 dias antes da depilação, pois facilita o desprendimento daqueles pelinhos que estão encravados. O segredo é sempre obedecer aos limites de sua pele. A massagem não pode ser dolorosa - se exagerada, implica ressecamento, irritações e até dermatite. É imprescindível utilizar hidratante no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário