Home Madanis Roteiros Nacionais Roteiros Internacionais Gastronomia Entretenimento Contato  

11 dezembro, 2012

Cabelos protegidos no verão

Por Natalie Haddad
Dermatologista/ Blog Segredos da Pele
blogmadanis@gmail.com


A maioria das Madanis não sabe mas no verão, protetor solar para os cabelos faz diferença na beleza e na saúde dos fios. Que protetor solar é importante para a pele todo mundo já sabe. É raro, hoje em dia, alguém não levar protetor solar na necessaire de verão, mas quando o assunto é proteger os cabelos nem sempre a disciplina é a mesma. A ação dos raios UVA e UVB em curto prazo danifica a parte superficial do fio, o que provoca pontas duplas e dificuldade para pentear. Cabelos tingidos perdem a cor e os naturais, de cor clara, tendem a ficar amarelados, principalmente os fios brancos. A exposição prolongada ao sol pode ainda destruir as camadas mais profundas do fio, o córtex e a medula, o que na prática significa cabelos quebradiços, sem movimento, opacos, sem elasticidade e pouco resistentes. Por isso é tão importante o uso de um filtro solar capilar !

Muitos xampus e condicionadores são formulados com filtro solar, mas para oferecer proteção total aos cabelos contra o sol, o ideal é que o produto não seja retirado com o enxágue. Por causa do enxágue, tanto o xampu quanto o condicionador têm contato muito rápido com o couro cabeludo e os fios. Portanto, utilizá-los com a finalidade de proteção solar é discutível. Xampu e condicionador tratam os fios minimizando os danos causados pelo sol, mas não necessariamente melhoram a filtragem da radiação ultravioleta. O ideal é que o produto que vai exercer a função de proteger contra o sol permaneça nos fios, não seja enxaguado, como, por exemplo, os finalizadores com FPS.
Naqueles dias em que os cabelos ficam o tempo todo expostos ao sol, o ideal é ler no rótulo as orientações do fabricante, para saber a frequência ideal de se aplicar, porque pode variar de uma marca para outra, assim como de um tipo para outro. O que serve para todos os filtros é a regra de nunca aplicar nos cabelos muito molhados, caso contrário o produto pode não aderir ao fio. O correto é aplicar nos fios secos ou úmidos, nunca encharcados. Outro aspecto importante é a reaplicação após os mergulhos e sempre que houver atrito do cabelo com chapéu, boné ou toalha. O FPS deve ser adequado ao tempo de exposição ao sol e sua intensidade. Além disso, é recomendável que seja aplicado na superfície dos fios, a uma distância de dois ou três centímetros do couro cabeludo, para evitar irritação, coceira e descamação.

E os cuidados não param por aqui. Após entrar na piscina ou no mar, é importante enxaguar sempre os cabelos com água filtrada ou mineral, depois é bom dar uma enxugada nos fios e aí então reaplicar o leave-in protetor. É que o sal e o cloro deixam resíduos no cabelo formando radicais livres que oxidam e danificam os fios.

Sugestões:


1. Color Extend Sun – Redken

2. Huile Céleste – Kérastase Soleil

3. Huile Lactée – Kérastase Soleil

4. Leite para pentear – Elséve Solar

5.  Posto Protect – Sol de Janeiro

6. Sun Guardian spray – Schawrzkopf

Nenhum comentário:

Postar um comentário