Home Madanis Roteiros Nacionais Roteiros Internacionais Gastronomia Entretenimento Contato  

18 dezembro, 2012

Em Busca do Bronzeado Perfeito

Por Natalie Haddad
Dermatologista / Blog Segredos da Pele
blogmadanis@gmail.com


Pele dourada, sem descascados, sem ardidos e sem manchas é o que todo mundo deseja ao final do verão. Pouquíssimas pessoas conseguem sair da praia com a mesma cor que chegaram. Mas se você, assim como a maioria das pessoas, acha isso um absurdo e não abre mão daquela corzinha do verão, vou ajudá-la a chegar das férias no “bronze”.

Mas antes é preciso esclarecer 2 coisas:
- A produção de melanina depende do fototipo (cor de pele) de cada um, que é genético. As pele mais morenas tem maior facilidade em produzir melanina e bronzeam mais rápido. Já as peles claras produzem menos melanina e têm maior dificuldade para se bronzear.
- Não existe bronzeado sem prejudicar pele! O bronzeado é uma defesa do nosso corpo contra a agressão dos raios de sol. Para se defender, a pele produz melanina, um pigmento escuro. Assim, a produção de melanina é uma tentativa natural da pele de evitar queimaduras futuras, no caso de a exposição ao sol continuar. Mas, compreenda que, para se bronzear, você não precisa se queimar! Queimaduras repetidas ao longo dos anos podem levar ao câncer e devem ser evitadas. Entre 10 e 16 horas aumenta muito o ultravioleta B, causador das queimaduras solares, portanto, neste horário, proteja-se sempre! Já o ultravioleta A, o mesmo usado nas câmaras de bronzeamento, não causa queimaduras, mas bronzeia. Está disponível antes das 10 e após as 16 horas em grande intensidade. No entanto, lembre-se de que esta radiação, além de envelhecer sua pele precocemente causando manchas e rugas, também predispõe ao surgimento do câncer. Expor demais a sua pele ao sol é um risco que pode trazer consequências sérias futuramente e o prejudicado será você.

Sabendo disso, vamos as dicas:
- Não tente adquirir a cor de um verão inteiro no primeiro dia de férias. O bronzeado só vai começar a aparecer 48 a 72 horas após a primeira exposição solar. Este é o tempo necessário para que a melanina (pigmento que dá cor à pele) seja produzida e liberada pelas células. É um processo graduale não adianta exagerar no sol para tentar apressá-lo.- O ideal seria chegar na praia antes das 9 horas, expor-se por 20 minutos ao Sol e depois aplicar generosamente o protetor solar, sempre com FPS 15 ou maior. O protetor leva de 20 a 30 minutos para atingir sua proteção máxima e, mesmo com filtro solar, uma parte da radiação ultravioleta está atingindo sua pele e estimulando o bronzeamento. Reapliqueo protetor a cada 2 horas ou sempre que mergulhar ou suar muito.- Se você não consegue acordar cedo nas férias, e chega na praia sempre no pior horário, aplique o filtro solar assim que chegar. Como ele vai levar 20 a 30 minutos para agir e a intensidade de radiação solar neste horário é muito maior, você já estará recebendo estímulo suficiente para o bronzeamento, que vai aparecendo aos poucos. Não esqueça de usar bonés e barraca de praia, principalmente no horário entre 10 e 16 horas.
-  Tome uma ducha sempre após o banho de mar ou piscina. Isso ajuda a eliminar a salinidade da água do mar na pele e a química da água da piscina, que pode facilitar o descascar.
- É importante que o filtro solar seja aplicado de maneira uniforme, no corpo TODO!
- Para que seu bronzeado dure mais e para evitar que a pele descasque HIDRATE muito a pele todos os dias com cremes e óleos de banho.
- Inclua no cardápio as vitaminas C e E, além de frutas com antioxidantes e comidas ricas em betacaroteno – encontrado em beterraba, laranja, cenoura e mamão –, que vão ajudar a pele a pigmentar com maior facilidade.
- Evite banhos muito quentes que agridem a pele e favorecem o descascar.

Uma vez que você adquiriu seu bronzeado, basta continuar o esquema acima para manter a cor e sua pele estará mais saudável, sem o sofrimento das queimaduras e sem descascar.
Mas veja bem, se você tem a pele muuuito branca, dificilmente você se bronzeará, portanto, não adianta insistir, você só vai danificar a sua pele. Uma excelente opção são os autobronzeadores (depois eu falo sobre eles).  Às vezes, é melhor assumir sua condição e buscar outro padrão de beleza, a pele branquinha e  sem manchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário