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21 dezembro, 2012

Esporte de verão: Surf e Bodyboard

Por Andreza Leoncini
Personal Trainer

blogmadanis@gmail.com



Imagine-se flutuando em sua prancha, perfurando as ondas e direcionando-se para fora da costa, enquanto seus olhos se perdem no horizonte. Você vai precisar de bastante força e concentração para dar suas remadas e chegar até os melhores picos e esperar a onda perfeita. Para conseguir pegar a onda e ficar em pé na prancha é necessário ter um bom equilíbrio e bastante força nas pernas.
O surfe é um esporte muito prazeroso e consegue trabalhar todos os grupamentos musculares, além de desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora. Para ter um melhor rendimento físico é necessário ingerir os nutrientes necessários. Assim você poderá aumentar seu sistema imunológico, seus níveis de energia, sua potência muscular, sua concentração e reduzir gorduras de maneira saudável. Por isso, a partir de agora você vai ficar por dentro de todas as dicas que você precisa para se dar bem e começar a se divertir!!!

Benefícios do surfe e do bodyboard:
  • É um excelente exercício cardiovascular.
  • Trabalha todos os grupos musculares.
  • Desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora.
  • É um esporte praticado em contato com a natureza.

Riscos/cuidados do surfe e do bodyboard:
  • Se praticado sem o devido alongamento e aquecimento da musculatura, o surfe pode provocar lesões nos ombros (por causa da remada), nos tornozelos e nos joelhos.
  • Saber nadar.
  • Usar protetor solar.
  • Conhecer as condições do mar antes de entrar.
  • Beber muita água antes e depois da prática do surfe.
  • Fazer refeições leves antes de entrar na água.
Principais grupos musculares utilizados no surfe e no bodyboard:
  • Costas.
  • Braços.
  • Pernas.
  • Glúteos (body board)

Dicas para um melhor rendimento físico no surfe e no bodyboard:
  • Treinamento funcional específico para surf.
  • O treinamento de força, aliado a um treinamento de flexibilidade (alongamento), são os fatores mais importantes para a prática do surfe.
  • É importante trabalhar os membros superiores para que haja força nos braços e você tenha uma remada eficiente. Bem como malhar os membros inferiores para que haja bastante equilíbrio nas pernas na hora de pegar a onda.
Materiais/vestimenta/equipamentos para o surfe e o bodyboard:
  • Prancha: é o elo entre o surfista e o mar. Uma boa prancha é fundamental para ter um bom desempenho. A prancha deve ser escolhida de acordo com o tamanho e a característica física do atleta. Além da tradicional prancha usada pelos surfistas existe a fun board e a long board. A long board é a maior de todas. Já a fun board é a intermediária entre a long board e a pranchinha. Você pode optar também pela prancha de body board que é para surfar deitado.
  • Leash: é a famosa cordinha. Ela é amarrada junto ao calcanhar e prende o surfista junto à prancha. É importante verificar se o leash está bem preso, pois se não estiver será bastante trabalhoso pegar a prancha de volta.
  • Parafina: é feita do mesmo material que a vela. É passada na prancha com o objetivo de não deixar o surfista deslizar. Ela segura os pés do surfista na hora da onda. É bom não exagerar na parafina e utilizar sempre o raspador.
  • Roupa de neoprene: é a roupa de borracha utilizada no inverno ou em mares frios. Se for prolongar o tempo na água é bom utilizar uma roupinha!!
 Agora é só correr para o mar e se divertir!!!!
ALOHAAAAAAA!!!!!!!!

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