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07 dezembro, 2012

Fim de semana chegando, vai para a praia? Vai correr na areia!

Por Andreza Leoncini
Personal Trainer
blogmadanis@gmail.com



Você quer perder  alguns quilinhos e ainda melhorar o seu condicionamento físico? Então saiba que a praia pode oferecer boas alternativas. Os esportes praticados nesse ambiente são divertidos, colaboram com a queima de calorias e tonificam a musculatura do corpo, além dedesenvolver habilidades, melhora a interação entre as pessoas e concede mais vigor a qualidade de vida. Para desfrutar de energia, é importante consumir bastante líquido e ter uma alimentação  saudável (muitas fibras, carboidratos, vitaminas, proteínas e sais minerais).


Que praticar atividades físicas faz muito bem  a saúde todos já sabe, correr é uma das atividades mais indicadas para quem deseja entrar em boa forma física, definir os músculos e queimar calorias, entre tantos benefícios  que a corrida fornece ao corpo, você pode potencializar estes benefícios usando a corrida a seu favor, quem corre na esteira da academia tem uma sensação, um gasto calórico, uma velocidade e um desempenho físico, quem corre no asfalto têm outro e quem corre na areia  dobra todos estas funções, o desempenho, o gasto de energia entre outros.

Correr durante 30 minutos gasta em média  400 calorias, quando a corrida é potencializada com obstáculos ou em solo inclinado, por exemplo, o valor do gasto calórico pode dobrar e ainda oferecer uma série de benefícios.

Os pontos positivos de correr em solo arenoso são inúmeros, mesmo que não seja apenas para correr, este tipo de solo é muito bom para realizar outras atividades como deslocamento rápido, movimentos de ziguezague, saltos,  entre outros. Um dos benefícios é o fortalecimento dos músculos, mas é preciso cautela para não causar prejuízos, os iniciantes devem estar evitando este tipo de treino em solo arenoso, a dica é que eles prefiram gramados, esteira ou a areia molhada perto do mar, estes possuem alta absorção de impacto, a areia fofa pode causar problemas lombares, devido aos músculos abdominais e lombares fracos e despreparados de um iniciante, por isso a areia fofa é indicada para quem já faz treinamento em esteira ou asfalto há mais de um ano.

Benefícios de correr na areia:
•    Melhora o condicionamento físico;
•    Alivia o estresse;
•    Proporciona bem estar;
•    Aumenta duas vezes o gasto calórico;
•    Enrijece e defini os músculos, panturrilha, coxa, glúteos e abdômen;
•    Fortalece e protege as articulações de possíveis lesões;
•    Evita o impacto;
•    Trabalha os musculos estabilizadores....
•    Entre outros.

 Para quem está começando uma ótima opção é começar a correr na areia molhada próxima ao mar, já que ela causa menos impacto e não exige tanto quanto a fofa, associar os treinos de corrida com a musculação é uma boa forma de obter melhor condicionamento físico e garantir mais desempenho em treinos mais pesados.

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