Dermatologista/ Blog Segredos da Pele
blogmadanis@gmail.com
Quem tem tendência à pele oleosa precisa redobrar os cuidados! Aí vão as dicas:
1. A primeira dica para combater a oleosidade causada pelas altas temperaturas é não lavar demais o rosto. Fazer isso mais de três vezes ao dia, diferentemente do que muitos pensam – não diminui a oleosidade, mas sim, aumenta. Isso porque, para evitar o ressecamento da pele, o organismo produz mais sebo, causando o tão temido efeito rebote. O ideal é lavar pela manhã e à noite (2x ao dia).
2. Também é preciso moderar a exposição ao sol, que em um primeiro momento, até reduz a secreção sebácea da pele, e dá a impressão de que a oleosidade diminuiu. No entanto, logo depois ocorre o “rebote”, ou seja, as glândulas voltam a funcionar com maior força, deixando a oleosidade ainda mais intensa.
3. Usar protetor solar que controle a oleosidade (versões: oil free, toque seco, gel). Como falei aqui, existem várias novidades no mercado. O protetor errado pode estar estragando a sua pele.
4. Na hora de se produzir vale a pena recorrer à maquiagem matificante, que absorve o óleo da cútis e preserva a água do organismo. Este tipo de maquiagem auxilia na absorção do excesso de oleosidade sem ressecar a pele.
5. Outro truque que faz toda a diferença no combate à oleosidade nos dias de calor é retirar a maquiagem do rosto com demaquilantes sem álcool. Eles secam a face e evitam a produção de óleo. Adstringentes também fecham os poros e equilibram o pH cutâneo, acalmando e refrescando a cútis.
6. Manter a pele hidratada também ajuda a combater a oleosidade excessiva. Use um hidratante específico para a pele oleosa. O próprio protetor solar já ajuda a hidratar um pouco. Por isso, uma dica importante é ter sempre à mão o filtro solar.
7. Outra salvação são os lencinhos antibrilho ou removedores de oleosidade (ou blotting papers). Podem ser usados durante o dia. Absorvem a oleosidade da pele sem remover a maquiagem.
8. Use os produtos adequados à sua pele indicados pelo seu dermatologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário