Home Madanis Roteiros Nacionais Roteiros Internacionais Gastronomia Entretenimento Contato  

28 dezembro, 2012

Pele oleosa X Calor

Por Natalie Haddad
Dermatologista/ Blog Segredos da Pele

blogmadanis@gmail.com


Não é impressão sua, nos dias de intenso calor, é comum sentir a pele mais oleosa e brilhante. As altas temperaturas estimulam a produção de sebo e suor. Isso não significa, porém, que você precisa sofrer com excesso de oleosidade durante toda a temporada mais quente do ano. No dia a dia, truques simples podem garantir um visual mais sequinho, saudável e fresco.


Quem tem tendência à pele oleosa precisa redobrar os cuidados! Aí vão as dicas:

1. A primeira dica para combater a oleosidade causada pelas altas temperaturas é não lavar demais o rosto. Fazer isso mais de três vezes ao dia, diferentemente do que muitos pensam – não diminui a oleosidade, mas sim, aumenta. Isso porque, para evitar o ressecamento da pele, o organismo produz mais sebo, causando o tão temido efeito rebote. O ideal é lavar pela manhã e à noite (2x ao dia).

2. Também é preciso moderar a exposição ao sol, que em um primeiro momento, até reduz a secreção sebácea da pele, e dá a impressão de que a oleosidade diminuiu. No entanto, logo depois ocorre o “rebote”, ou seja, as glândulas voltam a funcionar com maior força, deixando a oleosidade ainda mais intensa.

3. Usar protetor solar que controle a oleosidade (versões: oil free, toque seco, gel). Como falei aqui, existem várias novidades no mercado. O protetor errado pode estar estragando a sua pele.

4. Na hora de se produzir vale a pena recorrer à maquiagem matificante, que absorve o óleo da cútis e preserva a água do organismo. Este tipo de maquiagem auxilia na absorção do excesso de oleosidade sem ressecar a pele.

5. Outro truque que faz toda a diferença no combate à oleosidade nos dias de calor é retirar a maquiagem do rosto com demaquilantes sem álcool.  Eles secam a face e evitam a produção de óleo. Adstringentes também fecham os poros e equilibram o pH cutâneo, acalmando e refrescando a cútis.

6. Manter a pele hidratada também ajuda a combater a oleosidade excessiva. Use um hidratante específico para a pele oleosa. O próprio protetor solar já ajuda a hidratar um pouco. Por isso, uma dica importante é ter sempre à mão o filtro solar.


7. Outra salvação são os lencinhos antibrilho ou  removedores de oleosidade (ou blotting papers). Podem ser usados durante o dia. Absorvem a oleosidade da pele sem remover a maquiagem.

8. Use os produtos adequados à sua pele indicados pelo seu dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário