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06 julho, 2015

Reforce sua alimentação e fique longe da gripe

Por Danielle Ortiz
blogmadanis@gmail.com

 
Semana passada peguei uma gripe daquelas te derrubar... não deu outra: hospital, resultado faringite aguda. Sai do consultório com uma bela lista de antibióticos, antiinflamatórios e  aquele corpo dolorido, moído que não me pertence. Por isso, depois de alguns dias de molho entre sofá e cama, caldos e chás, preparei um post que vai ajudar você a fugir da gripe.
Sei que todo mundo sabe se cuidar, mas não custa nada relembrar alguns hábitos e alimentos que podem fortalecer sua imunidade e manter a gripe bem longe de você.


Doses de vitamina A ajudam na manutenção do equilíbrio da pele, nutrição do globo ocular e fortalecimento do sistema imunológico. Capriche no consumo desse grupo: vegetais e frutas que apresentam cores vivas e fortes, tais como: abóbora, abacate, acelga, brócolis, alfafa, caju, cenoura, espinafre, escarola, mamão, manga e fígado.


 
Consuma mais flavonoides, eles possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, auxiliando na recuperação dos pacientes em estados gripais. Eles são encontrados em alguns vegetais e frutas secas, no chá verde, no vinho tinto, sucos de uva e laranja, cebola, tomate e até no chocolate, preferencialmente no tipo amargo.


Poderosa vitamina C, estudos mais recentes apontam que a Vitamina C não cura a gripe, mas é um santo remédio para prevenir e ainda ajuda a amenizar os sintomas clássicos. A vitamina C também possui atividade antioxidante. Os alimentos mais ricos nesse nutriente são: acerola, caju, limão e laranja.

Defenda-se com o zinco, seu principal papel no organismo é fortalecer o sistema imunológico. São fontes de zinco: ostras, oleaginosas, como nozes e castanhas, semente de abóbora, todos os tipos de carne e alimentos integrais.
Lembrando que: Não ficar de jejum, refeições equilibradas, tomar bastante água e lavar as mãos são princípios básicos não só para evitar uma gripe, mas faz parte de uma rotina de hábitos saudável.

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