Home Madanis Roteiros Nacionais Roteiros Internacionais Gastronomia Entretenimento Contato  

05 julho, 2017

Pegou gripe? MADANIS inDICA

Danielle Ortiz
blogmadanis@gmail.com




Hidrate-se bastante, líquidos são essenciais em casos de gripes, diluem o muco e ajudam em sua eliminação, melhorando sintomas de obstrução nasal e dor de cabeça, por exemplo.

Também entra na lista o alho, que é uma receita antiga para gripes e realmente tem um efeito bem interessante, porque ele apresenta substâncias que têm a capacidade de destruir alguns vírus da gripe, além disso, tem um alto poder antioxidante que vai ajudar o sistema imunológico a combater a gripe.


Outra dica são as sopas, como a canja de galinha, por exemplo, podem ajudar e muito para que a gripe vá embora mais rápido. Há tempos já se sabe que líquidos quentes ajudam na expectoração, pois colaboram para aumentar o movimento dos cílios pulmonares e, por consequência, do muco. Além disso, no caso da canja, temos a presença de um aminoácido chamado cisteína, que é liberado quando a carne de galinha é cozida. Esse aminoácido tem a capacidade de agir sobre o muco, tornando-o menos espesso. A cisteína agiria da mesma forma que a acetilcisteína, um princípio ativo usado na formulação de medicamentos para descongestionar os pulmões.

Para aquecer não se esqueça dos chás de ervas e condimentos tão presentes no inverno e com propriedades anti-inflamatórias.
Abuse da salsa, gengibre, guaco, hortelã, canela, pimenta e mostarda.
Podem ser feitas também inalações e gargarejos para melhorar sintomas de inflamação de garganta ou nariz entupido.
O mel pode ser um parceiro nos chás, ele apresenta propridades anti-inflamatórias que podem reduzir a tosse por formar "revestimento" na garganta irritada, aliviando o desconforto.

ATENÇÃO: o leite e derivados realmente devem ficar bem longe de quem está com gripe. Esse grupo de alimentos propicia a formação de muco no organismo e isso permite que o quadro de mal-estar como nariz entupido, por exemplo se prolongue. Na verdade, o objetivo é consumir alimentos que diluam o muco e não que ajudem a formar mais.


  E o mais importante, descanse.... é o que seu corpo pede e precisa. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário